skip to Main Content

Testagem de servidores da saúde inicia hoje, 23, na Upa Zona Norte

A Secretaria de Saúde de Maringá, em parceria com universidades locais, iniciará hoje, 23, testagem rápida de coronavírus em 3,2 mil servidores da área da saúde. Ação começará pela UPA Zona Norte e seguirá no Hospital Municipal de Maringá (HMM), Samu, Policlínica Zona Sul e Ambulatório IST/CTA, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pinheiros, Quebec, Mandaguaçu e Iguaçu. Na sequência, demais UBSs.
Os testes rápidos a serem usados são de remessa do Ministério da Saúde e a análise clínica ficará a cargo do laboratório do Hospital Municipal de Maringá (HMM). Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unicesumar e Uningá darão suporte técnico.
O cronograma inicia na Upa Zona Norte por se tratar de unidade de referência para suspeitos de contaminação. Os resultados permitirão mapeamento do contágio entre servidores de saúde, categoria mais atingida pela pandemia na cidade de acordo com últimos boletins epidemiológicos. Foram 164 positivados até 18 de junho.
A partir do resultado, será possível traçar estratégia de atendimento a fim de preservar a saúde dos envolvidos no atendimento público, especialmente nas frentes de combate ao covid.
Em caso de servidores positivados, as unidades seguirão a nota técnica nº006/2020 da Vigilância Municipal de Saúde para adotar medidas. O documento, que segue orientações do Ministério da Saúde e Anvisa, determina os critérios para afastamento de trabalhadores de serviços essenciais a partir do diagnóstico positivo para covid.
Upa Zona Norte é a primeira unidade no cronograma por ser a principal porta de entrada para pacientes com suspeita de covid
Thiago Louzada
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top