skip to Main Content

Rede de saúde é adaptada para desafios da pandemia

A Prefeitura de Maringá fez mudanças estratégicas nos atendimentos de saúde. Entre as adaptações está a realocação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Hospital Municipal de Maringá (HMM) também fez adaptações para, em conjunto com a Upa Zona Sul, priorizar internamentos de pacientes em isolamento pelo covid-19, incluindo na UTI.
As UBSs Iguaçu, Mandacaru, Pinheiros, Zona Sul e Quebec foram readequadas para ter salas de emergência e observação e ampliação de leitos, consultórios e da equipe de profissionais, no atendimento de pacientes com sintomas não relacionados aos do covid-19. No Hospital Municipal, toda ala da clínica médica, entre equipamentos, camas e materiais, foi transferida para reforçar a Upa Zona Sul.
A UPA Zona Norte ficou dedicada ao atendimento de pacientes com suspeitas de coronavírus, também foi reforçada com equipamentos de segurança aos profissionais, treinamentos e mudanças na escala de trabalho. O município conta com 198 leitos, sendo previsto a destinação de cerca de 115 à internação e observação de pacientes com covid-19. Os demais são necessários para suprir atendimentos pós cirúrgicos e de urgências e emergências de rotina. As unidades de saúde da rede privada também estão sendo preparadas e receberão leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Todos os protocolos para instalação dos leitos de isolamento e UTIs, na rede pública e privada, devem ser concluídos até final do mês. Estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para amenizar o impacto do vírus na cidade e não sobrecarregar o sistema de saúde, mas principal regra é ficar em casa e só buscar atendimento quem realmente necessitar.
Principal adapta? ?o Hospital Municipal. 115 leitos ser?destinados ?nterna? e observa? de pacientes com suspeita de COVID-19.
Thiago Louzada
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top