skip to Main Content

Procon e UEM fazem parceria para analisar álcool em gel vendido em Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) analisa álcool em gel vendido em farmácias, lojas e mercados maringaenses. Procon coletou produto de 32 marcas diferentes. Embalagens foram entregues no começo de julho para Departamento de Farmácia da UEM. É primeira vez que é feito esse teste na cidade. Resultado será divulgado no começo da próxima semana. “Há várias situações que identificamos adulteração no álcool em gel”, comenta professora e responsável pela Farmácia de Manipulação da UEM, Marli Mirian de Souza Lima. “Como rótulo, embalagem, produtos inadequados, teor alcoolico e outros”.

Análise faz parte de convênio que Procon tem com UEM. Inclusive para combustíveis. Tanto que análise do álcool é feita no Laboratório de Análises de Combustíveis (LAC) da UEM. Dependendo do produto, são feitos procedimentos em equipamentos e salas diferentes. Parte dos processos também é feita na Farmácia da UEM. Testes são importantes para garantir qualidade do álcool na prevenção ao coronavírus.

São diversos protocolos, com alguns testes repetidos diversas vezes para garantir confiabilidade. Além de publicação de artigo sobre o trabalho. Marli Mirian explica que assim não há como questionar o resultado. E vale como referência confiável até mesmo em ações judiciais. Como caso dos suspeitos questionarem testes.

Fiscal do Procon, Bruno Bieli, informa que caso seja identificada adulteração no álcool em gel responsável pela venda e estabelecimento podem receber Termo de Ajuste de Conduta (TAC), pode ser feito recall do produto e aplicar multa. “Também comunicamos a Anvisa e Vigilância Estadual para outros procedimentos”, alerta Bieli. Vendedor tem direito à defesa.

Departamento de Farmácia da UEM faz outros procedimentos sobre qualidade de produtos. Como análise de combustíveis. Também produz medicamentos e produtos usados no Hospital Universitário de Maringá (HUM).

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top