skip to Main Content

Primeira fase de testes rápidos negativou todos os pesquisados

O resultado dos testes rápidos para coronavírus aplicados na primeira etapa da pesquisa viabilizada por meio de cooperação técnica entre Prefeitura de Maringá, UEM, Uningá e Unicesumar, não apontou nenhum caso positivo entre 194 amostras recolhidas das 200 previstas (houve recurso de alguns moradores em participar). A pesquisa será realizada em quatro etapas, totalizando 800 testes.
Para escolher os participantes desta primeira fase da pesquisa, foi feito estudo sobre os bairros com maiores números de casos positivos de coronavírus em Maringá. O relatório apresentado pelos pesquisadores, aponta que foram identificados pontos notificados e pautados nos parâmetros desses casos positivados e, com isso, foram sorteados os 200 primeiros domicílios a serem visitados.
Além da aplicação dos testes para coronavírus, os pesquisadores questionaram sobre questões socioculturais e referentes ao histórico e estado de saúde atual dos pacientes testados. Dos participantes da primeira fase da pesquisa, 59,8% foram do sexo feminino e 40,2% do masculino. Do total, 21,6% tinham idade acima de 65 anos.
A pesquisa ainda aponta que 78% acessam a internet via celular e 83% por banda larga (70,6% têm acesso pelos dois meios), sendo que 9,8% não têm acesso à internet. Os participantes também foram questionados sobre a prevenção que estão adotando. 53,1% afirmaram já tomar a vacina da gripe e 98,5% usam máscara ao sair de casa.
Os pesquisadores concluíram que, nesta primeira fase da pesquisa, do ponto de vista estatístico, este resultado apenas indica que o percentual de pessoas contaminadas, já recuperadas ou não, atingido neste momento pela população, ainda não foi suficiente para ser detectado neste primeiro ciclo de amostragem.
Pesquisadores realizaram 194 testes rápidos na primeira fase. Confira o estudo no documento em anexo.
Aldemir de Morais
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top