skip to Main Content

Práticas no isolamento domiciliar ajudam no convívio com suspeitos de infecção

A recomendação do Ministério da Saúde para pessoas com sintomas do coronavírus (covid-19), viajantes que cheguem no Brasil vindos do exterior e/ou de lugares onde há comprovação do vírus é o isolamento domiciliar. O uso de máscara e a limpeza de áreas comuns entre os moradores é uma das principais recomendações no combate à proliferação do vírus. Saiba como preparar a sua casa para conviver com suspeitos de infecção pelo covid-19:
– Separação de objetos pessoais; 
Evite ao máximo a utilização de objetos como anéis, pulseiras, brincos, relógios e outros acessórios como estes que costumam passar batidos na rotina de higienização. Os indispensáveis como escova de dente, sabonete, talheres, copos, garrafas, etc., devem ser higienizados sempre que necessário.
– Quarto; 
O quarto do paciente isolado deve ser arejado, com a janela aberta para que haja fonte de ventilação e entrada de luz solar. A porta que dá acesso para os outros cômodos da casa deve ficar fechada. A roupa de cama deve ser trocada pelo próprio infectado e armazenada em saco plástico antes de ir para lavagem. A distância de 2 metros é necessária entre os moradores da casa.
– Cozinha; 
Não compartilhe copos, pratos e talheres. O uso de máscara pelo infectado nos outros cômodos da casa é essencial.
– Banheiro; 
Objetos que antes eram compartilhados como pasta de dente, sabonete de pia e toalha de rosto devem ser separados. Use preferencialmente sabonete líquido e lave as mãos sempre que possível. Após usar o banheiro, desinfete todas as superfícies, como vaso sanitário, pia, torneira e descarga.
– Sala; 
Limpe os móveis sempre que possível com álcool 70% ou água sanitária. Não compartilhe o sofá e outros itens superficiais que possam ser transmissores do vírus. Os moradores não infectados devem ficar na sala.
 
– Ambientes compartilhados; 
Em ambientes compartilhados, a pessoa infectada deve estar a todo momento com máscara no rosto. Ao tossir e espirrar, cubra a área bucal e nasal do rosto com um papel higiênico e faça o descarte do mesmo imediatamente. Não se esqueça: lave as mãos com frequência!
– Limpeza; 
A pessoa responsável pela limpeza da casa deve usar máscara, luva, óculos e avental. Todas as superfícies como pias, maçanetas, mesas, interruptores, assentos de sofá, cadeiras, vaso sanitário, etc., devem ser limpos constantemente. Sabão, álcool em gel 70% e desinfetantes são os itens mais eficientes para limpeza. Mantenha lixeiras com tampas fechadas. Roupas de cama utilizadas por pessoas infectadas devem ser lavadas logo após o uso e secas em local arejado.
– Previna-se! 
Lavar as mãos é uma das principais maneiras de prevenção ao covid-19. Lave as mãos até metade do pulso e não se esqueça das unhas. Use álcool 70% para limpar as mãos antes de encostar nos olhos, nariz e boca. Ao tossir e espirrar, leve o rosto para a parte interna do cotovelo. Evite multidões e use máscara caso apresente sintomas. Mantenha distância das pessoas, principalmente se elas apresentarem sintomas como tosse e espirros. Evite cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mão. Se informe e compartilhe apenas notícias de veículos oficiais de informação.
Guia de isolamento do Ministério da Saúde orienta sobre cuidados com pessoas infectadas.
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top