skip to Main Content

Maringá receberá plataforma de triagem online para coronavírus

Maringá receberá plataforma de triagem online para coronavírus

O Instituto Votorantim, com apoio do Banco BV, selecionou oito municípios para receber o programa Telemedicina Inteligente. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimentos virtuais das cidades, em especial, em relação ao coronavírus. Maringá foi uma das cidades selecionadas, ao lado de Ananindeua (Pará), Aracaju (Sergipe), Caruaru (Pernambuco), Cuiabá (Mato Grosso), Mauá (São Paulo), São Bernardo do Campo (São Paulo) e Teresina (Piauí).

O edital selecionou municípios para receberem licença de acesso sem custos por seis meses à plataforma que realiza triagem e monitoramento virtual de pacientes com sintomas de coronavírus. Para realizar a inscrição, os municípios precisavam ter mais de 350 mil habitantes de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá se inscreveu e foi selecionada para receber o programa.

Ao acessar a plataforma, o paciente poderá relatar seus sintomas e o sistema indicará a sua classificação de risco. Se necessário, o paciente será monitorado por 14 dias ou será encaminhado para o segundo nível de atendimento, via chat ou telefone, com auxílio de profissionais da saúde. Em último caso, o paciente será direcionado para o nível três, a teleconsulta, por meio de videochamada com médico de plantão.

A prefeitura já iniciou a implementação da plataforma. Após conclusão, os servidores da Secretaria de Saúde receberão treinamento para operar o sistema e, em breve, será disponibilizado para o acesso dos maringaenses. “Em tempos da pandemia, a maneira de se relacionar em todos os âmbitos mudou. Com isso, as novas formas de prevenção são também a de readaptação. A plataforma online é uma conquista da Secretaria de Saúde para testar o serviço no município”, explica o secretário de Saúde, Jair Biatto.

O Instituto Votorantim, com apoio do Banco BV, selecionou oito municípios para receber o programa Telemedicina Inteligente.
Créditos: Mileny Melo / PMM
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top