skip to Main Content

Enfrentamento da pandemia mantém prevenção como prioridade

Enfrentamento da pandemia mantém prevenção como prioridade

O enfrentamento da pandemia segue contínua 5 meses depois das primeiras medidas anunciadas pela gestão municipal para conter a expansão do coronavírus. Do isolamento social, estimulado pela suspensão das atividades econômicas não essenciais, à obrigatoriedade do uso de máscaras e higienização frequente das mãos, as medidas de prevenção foram reforçadas com um conjunto de ações mediadas por análises técnicas. Permanecem as recomendações de prevenção, considerando que não há margem segura contra o vírus sem a atenção contínua.

Mudanças foram realizadas no organograma de atendimento das unidades de saúde. O Hospital Municipal e Upa Zona Sul converteram-se em unidades exclusivas para internamento de positivados ou com suspeita de covid. A UPA Zona Norte assumiu a vanguarda na recepção de suspeitos para consultas e exames. Unidades Básicas de Saúde se transformaram em UPAs para reforçar o atendimento. Seguiram-se reforço não apenas na infraestrutura, mas também nos protocolos de enfrentamento da pandemia.

O Hospital Municipal de Maringá conta com serviço de abrigamento de pessoas com covid-19 para período de isolamento. São 80 leitos com estrutura de hospedagem para 14 dias. O abrigo é direcionado prioritariamente para profissionais de saúde, profissionais da segurança ou serviço público, moradores em residência de até 70m² e com mais de 4 moradores e pessoas que residem junto a alguém que pertença ao grupo de risco. O isolamento domiciliar é acompanhado por equipe que contacta diariamente pacientes com orientações médicas.

Foram criados sistemas online para facilitar informações sobre a pandemia. Pelo aplicativo ‘Saúde Maringá’ é possível fazer autoavaliação de sintomas e o site ‘Notifica Saúde’ divulga dados relevantes sobre a pandemia, com números diários sobre a evolução de casos. A Secretaria de Saúde também mantém equipe especializada para informações gerais sobre pandemia e também serviço de orientação psicológica, com atendimento por telefone. Aquisição de testes, campanhas educativas e reforço no número de UTIs estão entre outras ações contra a pandemia.

O Hospital Municipal e Upa Zona Sul converteram-se em unidades exclusivas para internamento de positivados ou com suspeita de covid.
Crédito: Prefeitura de Maringá
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top