skip to Main Content

Dados secundários formam base para medidas na Retomada da Economia

Dados embasam medidas da Retomada da Economia

Reunião realizada pela internet na manhã de hoje, 15, apresentou dados sobre Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social de Maringá. Evento filmado na sede do Sebrae e transmitido pelo YouTube reuniu representantes de diferentes segmentos econômicos maringaenses. “Trabalhamos com muita determinação para salvar vidas e preservar a economia”, comentou prefeito Ulisses Maia. “Razão dessa iniciativa, que busca construir um projeto pactuado com a sociedade organizada para alcançar todos os segmentos. O perfil coletivo do projeto reforça a missão de que a luta em defesa da vida e da economia é de todos”.
Grupo formado por economistas, professores, estrategistas, analistas, consultores, entre outros, levantou informações e números relacionando situação do coronavírus em Maringá com o Paraná e Brasil. Entre gráficos e dados mostrados estavam informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB), abertura e fechamento de empresas, vendas, empregos, créditos para empresas, entre outros. “Apresentamos dados secundários para dar subsídios para a força tarefa começar elaborar sugestões para enfrentamento da crise”, explicou professor do departamento de Economia da UEM, Alexandre Alves, que fez apresentação.

Dados

Alves mostrou que há 70.084 Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs) ativos em Maringá. Desses, 46,8% são micro e pequenas empresas; 40,3% são microempreendedores individuais; 8,4% são médias e grandes empresas; 4,4% são administração pública. Outro dado importante foi que entre abril e maio circularam em Maringá aproximadamente R$ 50 milhões entre benefício emergencial e seguro-desemprego. Secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto, fez comentários sobre arrecadação de impostos.

Plano de retomada

Próxima atividade sobre Retomada Econômica é encerramento da pesquisa na próxima sexta-feira, 1. Formulário online foi enviado na semana passada para 1.027 estabelecimentos e instituições de diferentes segmentos da cidade. Resultado formará os dados primários para elaboração das medidas.
Consultor do Sebrae, Luiz Carlos da Silva, informa que membros da força tarefa também receberam formulário. Respostas também farão parte da base informacional para construção dos planos de retomada. Força-Tarefa voltará a se reunir na próxima semana para debater resultado da pesquisa. Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social de Maringá é parceria entre prefeitura  e Sebrae.
• Saiba mais sobre o Plano de Retomada.
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top