skip to Main Content

Continuar o isolamento social é a melhor opção; confira

O boletim sobre coronavírus da Prefeitura de Maringá nesta quinta, 9, indicou uma crescente de casos encerrados, com 771. Os números são bem maiores comparados aos 44 casos confirmados. Baixa dos positivos se deve à eficácia das ações de isolamento social, melhor opção para a prevenção, e vamos te mostrar o porquê. Por se tratar de um novo vírus, ainda são muitas dúvidas. Aprendemos todos os dias sobre ele e há pouquíssimas respostas que podem ser ditas com certeza absoluta.
Com base em experiências ao redor de todo mundo é possível dizer que o isolamento funciona. E por que não apenas as pessoas do grupo de risco? Bom, a ideia parece boa, mas não funciona na prática. Um exemplo: crianças. Mesmo com baixas taxas de letalidade, elas podem contrair o vírus e assim, passam pra outras crianças e então vão para casa e têm contato com mãe, pai, vô, vó e assim vai. Por isso é importante evitar a circulação.
O gráfico feito pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), de Maringá, formado por profissionais de saúde, apresentou que mercados, em um sábado, chegavam a um fluxo de cerca de 50 mil pessoas e após medidas decretadas houve redução para metade, com 25 mil pessoas circulando. Os números do transporte coletivo chegavam a um pico de 140 mil pessoas em uma quarta e foram reduzidos para média diária de 10 mil pessoas.
Para que todos voltassem as atividades normalmente, como ocorreu em países como a Coréia do Sul, seria necessário a testagem em massa. Isso porque existem pessoas assintomáticas, ou seja, portam e transmitem o vírus, mas não sentem os sintomas, então não sabem que estão contaminando e usam o transporte público, vão ao mercado e, assim, aumentam o número de contágios. E no momento não há testes disponíveis para todos no Brasil.
A covid-19 é uma doença nova, quase sem respostas. Ainda não há tratamento e os sintomas são diferentes em cada pessoa. Sem vacinas ou medicamentos específicos para a doença, a estratégia mais eficiente é o distanciamento social. Além de atrasar o pico e reduzir a pandemia, permite ao sistema de saúde se preparar e gerenciar melhor os casos, evitando a sobrecarga de pacientes nos hospitais e leitos de terapia intensiva. Como aconteceu na Itália, onde muitos casos chegaram de uma vez só e o sistema entrou em colapso.
Há novas atividades em funcionamento em Maringá e isso exige ainda mais cuidado. Se não houver necessidade urgente de comprar algo numa loja de materiais de construção, na padaria, no supermercado ou na farmácia, não saia de casa. Continue isolado e mantenha o distanciamento. As medidas, associadas as recomendações de especialistas, como lavar as mãos, auxiliam ao retorno mais rápidos as atividades. Nenhuma medida é definitiva. Ações são provisórias e avaliadas a todo momento para garantir a segurança. Michael Leavitt ex-secretário de saúde dos Estados Unidos disse: “tudo feito antes parecerá alarmistas, tudo depois parecerá insuficiente”. Ficamos com a prevenção, e você?
*O texto foi atualizado às 17h25 de 9/4 para inserir os dados atualizados do boletim.
Circulação nos mercados diminuiu consideravelmente depois da implantação dos decretos. Isso fez com que o vírus circulasse menos.
Prefeitura de Maringá
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top